Laboratório
Garantindo a qualidade
As análises também são utilizadas para identificação de possíveis problemas com a qualidade das sementes e suas causas. Assim, a análise de sementes é fundamental no controle da qualidade de um lote.
Para realizar as análises, são seguidos procedimentos padrões, determinados nas Regras para Análise de Sementes brasileiras (RAS), a utilização dessas regras possibilita a padronização das análises entre os analistas. As análises de um lote de sementes começa desde a amostragem das sacarias que constituem o lote, onde cada amostragem equivale a uma amostra simples, e a junção destas amostras formam uma amostra composta, que são homogeneizadas, obtendo-se a amostra média representativa do lote de sementes, a amostra média é encaminhada ao laboratório para dar seqüência nas análises.
A partir da retirada da amostra representativa do lote, dá-se seqüência a análise das sementes, realizando primeiramente as análises de pureza física e, de sementes nocivas. Em seguida, são realizados testes de tetrazôlio e a análises de germinação.